NUTRISAUDE

.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

ADOÇANTE: MOCINHO OU VILÃO?

Bom dia leitoras e leitores, o assunto hoje é ADOÇANTE. Existem muitas duvidas, alguns conceitos, curiosidades e o post de hoje vem pra esclarecer parte de tudo isso, então não deixem de ler e conhecer mais sobre esses produto que é muito utilizado ;) Boa leitura a todos...

ADOÇANTE

Resultado de imagem para adoçante

Qualquer pessoa pode consumir adoçante?

A resposta para essa pergunta é NÃO, é preciso muito cuidado em relação ao consumo de adoçantes pois pessoas hipertensas e portadoras de insuficiência renal não podem consumir esses produtos é preciso verificar a taxa de sódio, podemos destacar em relação ao sódio a Sacarina e o Ciclamato eles tem níveis elevados dessa substância. Outro grupo que precisa ficar atento são mulheres que tem muita retenção de liquido a ingestão desses produtos só vai piorar. E por ultimo devemos lembrar do
aspartame que é proibido para portadores da fenilcetonúria, doença genética que provoca o acúmulo da fenilalanina (composto encontrado nas proteínas) no organismo.


É permitido tomar a vontade o adoçante por conter pouca caloria?

Não, o que é importante é não ter exageros para não ter problemas. Os alimentos como refrigerantes, bolos, doces, iogurtes, balas diet também deve ser reduzidos, por conterem muito adoçante em sua composição.

Adoçante faz mal a saúde?

Tudo que é excesso pode fazer algum mal a saúde, então com o adoçante não poderia ser diferente, o que é muito importante é que a dose diária recomendada seja respeitada, Alguns estudos indicam que esse tipo de produto deve ser utilizado apenas por pessoas que necessitam (obesos e diabéticos), pois a longo prazo podem causar alergias, enxaquecas e mudanças no paladar.

Quais são os mais recomendados?

Os adoçantes mais recomendado são o Stévia e Sucralose, a Stévia por ser natural, então, pode ser ingerida até por gestantes e crianças e a Sucralose não apresenta nenhuma ressalva. Então esses dois adoçantes são os mais indicados por melhor qualidade e segurança da sua composição.

Adoçante pode causar o aparecimento de câncer?

Por enquanto ainda não existem estudos científicos que comprovem isso então não é possível afirmar nada.

O adoçante engorda?

Isso depende, os adoçantes tem zero ou poucas calorias. Alguns estudos sugerem que o consumo constante interfere na regulação natural da fome. Explicando isso seria mais ou menos assim: quando comemos um alimento adoçado artificialmente, nosso corpo se prepara para receber um doce, porém esse açúcar não vem. Isso provoca alterações na saciedade e faz com que comemos mais, ou seja acabamos engordando.

Conhecendo cada um 
Resultado de imagem para adoçante

Aspartame
Composto de dois aminoácidos naturalmente encontrados nos alimentos, ele adoça 200 vezes mais do que o açúcar. Ele não suporta altas temperaturas (perde as propriedades), então não utilize esse tipo para cozinhar.

Sacarina e ciclamato
Quase sempre usados juntos, são adoçantes artificiais e resistem a altas temperaturas. Têm poder de adoçar 500 vezes mais que o açúcar.

Stévia
Adoçante natural, extraído de uma planta nativa da fronteira do Brasil com o Paraguai. Tem sabor amargo e adoça 300 vezes mais que o açúcar.

Sucralose

Elaborada a partir da modificação da molécula do açúcar, não é absorvida pelo organismo. É 600 vezes mais doce que o açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário