NUTRISAUDE

.

sábado, 25 de julho de 2015

ANSIEDADE

Bom dia leitores e leitoras!!! O post de hoje vem com a informação sobre ANSIEDADE grande vilão nos dias atuais, principalmente quando o assunto é controle de peso!Então vamos lá entender o que é esse monstro que incomoda muita gente...

Ansiedade, quem é que nunca sentiu isso, não é mesmo!?! Mais será que é igual para todo mundo? Ou será que cada um sente de maneira diferente!?! Pode influenciar a vida social negativamente?? O que fazer pra controlar esse sintoma?? Bom essas são algumas perguntas que irei esclarecer aqui pra vocês...
A ansiedade é um estado emocional indesejável e injustificado. Trata-se de um sintoma psicossomático, que começa afetando a mente mas acaba repercutindo sobre diversos órgãos do corpo e produzindo alguns efeitos colaterais como taquicardia, dor de estômago  , cólon irritável (prisão de ventre e diarréia alternadamente) etc.
Existem alguns fatores que contribuem para o agravamento da ansiedade sendo os mais comuns algumas dietas para emagrecimento desequilibradas nas quais inevitavelmente se produz menor ingestão de carboidratos, vitaminas e minerais; todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do sistema nervoso, outro fator é o consumo de bebidas alcoólicas ou estimulantes  como a cafeína e fumo. Ainda que possam aliviar momentaneamente a ansiedade, uma vez passado o efeito costuma reaparecer com maior intensidade. Por isso um dos tratamentos mais indicados para esse estado emocional são as terapias, sendo terapia até algo que proporciona satisfação em fazer, a pratica de atividade física também é muito utilizada em casos de ansiedade e como sempre a alimentação está presente e tem extrema influencia no que somos existem alguns alimentos que também tem efeitos positivos e negativos na ansiedade. 
Os alimentos que contribuem positivamente são:
  • Gérmen de trigo;
  • Cereais integrais
  • Banana
  • Frutas secas
  • Vitamina B6
  • Magnésio 
 Os alimentos que contribuem negativamente são:
  • Bebidas estimulantes (café, chá-preto, mate, etc.) 
  • Bebidas alcoólicas 

3 comentários:

  1. Interessante esse post Jéssica....eu e com certeza a maioria das pessoas do mundo sofremos desse mal.....Gostaria de saber mais sobre dicas para enfrentar as crises de ansiedade.....no meu caso eu desconto tudo na comida....não é todos os dias , mas , em momentos de tensão , preocupação , alívio o meu stress na comida. O que devo fazer e comer nesses momentos para não me entregar a ansiedade e comer td que vejo na minha frente.... Bjs e parabéns pela iniciativa!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...nesses momentos, o importante é não cair na tentação de doces, massas, biscoitos, enfim alimentos que não tem valor nutricional satisfatório, é importante que você desvie sua atenção pra outra coisa algo que goste de fazer ou então se quiser comer algo e essa vontade ainda não for possível de você controlar , coma algo que seja saudável preferindo as frutas, um suco natural, pois se você se deixar levar você irá procurar alimentos muito calóricos e isso te prejudicará em relação ao seu peso e saúde também.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir