NUTRISAUDE

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quinta-feira, 1 de outubro de 2015

OBESIDADE

Bom dia leitoras e leitores, hoje venho falar de um assunto muito polêmico nos dias de hoje no mundo e muito preocupante também a OBESIDADE. Espero que gostem ;) Boa leitura a todos ;) 

OBESIDADE

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A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente. 

COMO NOS ALIMENTAR PARA EVITAR A OBESIDADE? 
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Reduzir a ingestão total de calorias
 Para que uma dieta tenha efeito emagrecedor, deve fornecer menos calorias do que as que se queimam.

Manter uma proporção equilibrada na procedência das calorias
As calorias ingeridas em uma dieta de emagrecimento não devem proceder somente das proteínas ou gorduras, tal como se propõe em alguns tipos de regimes.
O ideal é que em uma dieta de emagrecimento saudável, as calorias procedam dos três nutrientes energéticos:
CARBOIDRATOS: 55-75%
GORDURAS: 15-30%
PROTEÍNAS: 10-15%

Resultado de imagem para alimentos que saciemEscolher alimentos que saciem 
Costumam ser os alimentos ricos em fibra. Ao reter água, a fibra aumenta o volume do estômago e produz sensação de saciedade.
As verduras em geral, a batata e algumas frutas, como as cerejas, são alimentos que saciam.
Um desjejum reforçado evita a obesidade, enquanto o leve e rápido favorece.

Escolher alimentos com baixa densidade energética
Deve-se aumentar o consumo de alimentos que fornecem poucos calorias em relação ao seu peso como as hortaliças, verduras e frutas.

Adquirir bons hábitos alimentares 
  • Comer lentamente, mastigando cuidadosamente os alimentos. Está comprovado que dessa forma se ingere menos quantidade de alimentos e portanto menos calorias;
  • Evitar comer ou "beliscar" entre as refeições;
  • Evitar os motivos de ansiedade e preocupação na hora de comer, pois fazem que  inconscientemente se ingira mais quantidade de alimento;
  • Evitar a ingestão de alimentos muito pesados durante a noite.
CURIOSIDADE

Cerejas ou bolo recheado?

O número de calorias não é a única coisa que importa.
Meio quilo de cerejas contém 360 kcal, aproximadamente as mesmas que 100 g de bolo de chocolate.
Ingerindo igual número de calorias, o bolo favorece a obesidade, enquanto as cerejas evitam.
Em uma dieta de emagrecimento não importa apenas total de calorias, mais sim sua procedência. Com igual número de calorias ingeridas, os cereais, a hortaliças, os legumes e as frutas engordam menos que os doces, os bolos e os embutidos.

Meio quilo de cerejas  
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  • Come-se lentamente em aproximadamente 10 minutos 
  • Produz sensação de saciedade
  • Aporta açucares simples, de absorção rápida, mas que ao serem combinados com a fibra, são absorvidos mais lentamente do que se fizessem parte de um bolo ou torta doce.
  • Contem vitaminas do grupo B, que facilitam a metabolização dos açucares. Por isso são queimadas a aproveitadas mais facilmente do que se fizessem parte de um bolo ou torta doce.

Resultado de imagem para bolo recheadoBolo recheado (100g)  
  • Consome-se rapidamente (em um minuto) 
  • Não sacia, por isso continua-se comendo
  • Contém gorduras saturadas e carboidratos refinado, os quais se transformam em gordura de depósito, a menos que se realize um esforço físico intenso.



Por isso pessoal devemos pensar muito bem quando vamos escolher os alimentos para consumir a escolha faz toda diferença e reflete na nossa saúde é muito importante emagrecermos e manter o peso com saúde, evitar procurar por dietas malucas que só prejudicam nosso organismo. Então se cuidem e coloquem a saúde sempre em primeiro lugar.

Jéssica B. Pereira 3755/15

Beijos