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quinta-feira, 21 de abril de 2016

ÍNDICE GLICÊMICO DOS ALIMENTOS

Bom dia leitores e leitoras o assunto de hoje é em relação ao índice glicêmico dos alimentos, como podemos fazer para reduzir o índice glicêmico de alguns alimentos, será que é possível ?! Vamos lá então e boa leitura a todos ;)

O QUE É ÍNDICE GLICÊMICO DOS ALIMENTOS?
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O índice glicêmico é um indicador da velocidade com que o açúcar presente em um alimento alcança a corrente sanguínea. Conhecer este conceito é importante para controlar a glicemia do sangue, especialmente no caso dos diabéticos, mas também pra quem quer fazer dieta ou pratica esporte.

COMO É POSSÍVEL SABER O ÍNDICE GLICÊMICO?

Existem três classificações para o índice glicêmico dos alimentos que nos permite saber quando o alimento pertence a um índice alto, médio ou baixo as classificações são as seguintes:

Alto índice glicêmico: O alimento é classificado com alto índice glicêmico quando apresenta um índice maior ou igual a 70.

Médio índice glicêmico: O alimento é classificado com médio índice glicêmico quando apresenta um índice entre 56 a 69.

Baixo índice glicêmico: O alimento é classificado com baixo índice glicêmico quando apresenta um índice menor ou igual a 55.

É POSSÍVEL BAIXAR O ÍNDICE GLICÊMICO DE ALIMENTOS COM ALTO E MÉDIO ÍNDICE?

Sim, podemos melhorar a qualidade do índice glicêmico do alimento com outros alimentos mesmo. Um exemplo: 
Se pegarmos um prato de arroz branco que tem uma classificação de alto índice glicêmico e adicionarmos um porção de couve flor, cenoura, abobrinha iremos conseguir uma redução de até 30 % do índice glicêmico deste arroz deixando um prato que seria de alto índice glicêmico com um índice médio. 
Então podemos comer alimentos de alto índice glicêmico só precisamos combina-los com outros alimentos fazendo boas escolhas isso é o mais importante não é deixar de comer é aprender a escolher. 

#ficaadica

Jéssica B. Pereira 
Nutricionista CRN3 45980/P